Perspectivas sobre Supply Chain 4.0
- Gisela Mangabeira Sousa
- 15 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2020
Baixe o PDF com o conteúdo resumido da pesquisa 2019:
Nos últimos anos, evoluções tecnológicas tem colocado em evidência alternativas de negócios disruptivas e que devem impactar fortemente, não só em como as empresas realizam as vendas mas também o como a cadeia de suprimentos se organiza para entregar o produto e/ou serviço.
A fim de trazer uma visão geral quanto ao Brasil, realizamos uma pequena pesquisa de opinião respondida por 95 executivos brasileiros de diferentes setores.
Além dos resultados dessa pesquisa, organizamos nesse material alguns exemplos ilustrativos dos diferentes tópicos associados a supply chain 4.0 para auxiliar no entendimento das alternativas e de como eles devem se inserir em nossas empresas nos próximos anos.
Esse relatório complementa a matéria de capa que escrevemos para a revista Mundo Logística de maio de 2019 sobre Supply Chain 4.0: O que esperar da Supply Chain 4.0? Para onde vai essa grande revolução digital e os impactos na cadeia de suprimento.
Acesse o conteúdo da revista Mundo Logística ou busque a revista nas bancas.
Agradecemos a todos os participantes e ficamos à disposição para discussões sobre o tema.
PERSPECTIVAS DOS EXECUTIVOS BRASILEIROS SOBRE SUPPLY CHAIN 4.0
No ano de 2019, conforme a pesquisa, 38% dos executivos brasileiros de supply chain participaram constantemente de discussões relacionadas aos processos de transformação digital e seus impactos operacionais associados à indústria 4.0 ou smart logistics.
Dentre os diferentes termos e temas relacionados a essa quarta revolução industrial a maior parte dos executivos já entende razoavelmente bem:
Cloud Internet
Digitalização de processos
Big Data
Omnichannel
Indústria 4.0
Economia compartilhada
IoT e
Smart Logistics
Os temas que ainda se faz necessário aprofundar são:
Blockchain
Smart City
Open Data
Web 2.0
Smart Product
Smart Service
IIoT
Learning City
Em uma visão geral dos diferentes segmentos, até o ano de 2014 as principais mudanças em logística e supply chain serão associadas a:
Omnichannel
Personalização massiva de serviços
Gestão preditiva de transportes e entrega de pedidos
Gestão preditiva de estoques
Rede de distribuição decentralizada e flexível
Personalização massiva de produtos
Uso de ferramentas de economia compartilhada
Comentários